quarta-feira, 29 de abril de 2009

O Rio de Janeiro continua lindo

Cena do musical Tom e Vinícius em cartaz no Rio

"O Rio de Janeiro continua lindo. Isso é fato. Apesar das notícias de violência que estampam as manchetes todos os dias, a Baía de Guanabara não tem pra ninguém.

Estive lá mês passado, estive lá semana passada de novo, quando fui assistir ao musical "Tom e Vinícius", no teatro Carlos Gomes, no centro. E me senti numa cidade maravilhosa daqueles tempos, onde não existiam tiroteiros e as pessoas faziam festas por prazer e não por dinheiro."


É o que nos conta a repórter Nathalia Birkholz em seu blog Delírios na Cidade. Leiam.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Crise afeta eventos musicais

Ecos da crise financeira mundial se manifestam nos mais diversos eventos musicais. No Brasil, o Tim Festival, criado em 2003 para dar sequência aos trabalhos do Free Jazz Festival, já foi declarado extinto. A morte do evento deu-se pela mudança de direcionamento da operadora italiana de telefonia móvel que bancava os custos: sai a música e entrão negócio e serviços. Agora, outro festival dá adeus. Segundo informações da Folha Online, o Festival JVC Jazz não ocorrerá neste ano no formato que acontecia desde 1984. Falta de patrocínio é a razão.

Porta-vozes da companhia japonesa afirmaram que a empresa não vai patrocinar nenhum evento de jazz em 2009. "A JVC está orgulhosa da associação com festivais de jazz, mas o mercado no qual a JVC compete hoje mudou dramaticamente, e a JVC escolheu redirecionar nossas atividades promocionais em uma direção diferente", afirmou Terry Shea, porta-voz da JVC nos Estados Unidos.

Triste.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Independência no Brasil é tema do Mapa Musical

Qual o tamanho da cena musical independente? Como o público conhece novas bandas? De onde vem esse público? O que as bandas pensam da cena e dos locais em que tocam? Para responder essas e outras tantas perguntas a Identidade Musical e a Agência Alavanca se uniram para montar um conjunto de pesquisas que podem dar algumas dicas a respeito do que está acontecendo e para onde levam as trilhas da música independente no Brasil.

Saiba mais aqui.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

"Sacred trickster", do Sonic Youth, para download



O disco novo do Sonic Youth, The eternal, chega às lojas europeias no dia 8 de junho e no dia seguinte às dos EUA. A faixa "Sacred trickster" está disponível para audição e download no sítio da gravadora Matador Records, atual casa dos nova-iorquinos. Saiba mais.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Uncle Butcher entrevista Heavy Trash

Jon Spencer e Matt Verta Ra, do Heavy Trash

Leia a entrevista exclusiva com Jon Spencer e Matt Verta Ra, do Heavy Trash, feita pelo músico Marco Butcher e publlicada no blog Eu, ela, o cão e o affair redivivo.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Só sucesso com Burt Bacharach

Burt Bacharach (foto: divulgação)

Nosso editor-chefe Rodrigo Carneiro foi ao show do pianista, maestro, bandleader, norte-americano Burt Bacharach e pirou. Leia o que ele escreveu no blog Eu, ela, o cão e o affair redivivo.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Dilei: viagem dialogada à roda de si mesmo e do Brasil

Dilei, tema de post recente no A Métrica do Grito


Rogério Duarte, professor de literatura e titular do blog
A Métrica do Grito, dedica um post recente ao grupo Dilei: "A primeira audição de Olhar o mundo com os pés, do Dilei, é suficiente para perceber o tema marcante da banda: o poeta-cancionista-andarilho, que sai da terra-natal à cata de novas experiências, de aventuras, de outros horizontes. É o que está rolando com os caras neste exato momento, em turnê por terras de Chile e Argentina", diz Duarte. Confira

segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Kiss e a "mudernidade"

Kiss: aprenda a vender com eles

De certa forma, vendemos algo todos os dias. Até jornalistas -, estes seres superiores, donos de toda sabedoria, conhecimento, discernimento, moral, ética e infalibilidade -, vendem-se no seu dia-a-dia. Sim, claro, afinal arrumar um título chamativo para alguma notícia, site, jornal não é uma forma de “vender o peixe?”

Bandas e artistas também se vendem! “Eu? Não, eu só faço música por amor!” Diz o outro. Mas e aquele e-mail que você enviou informando sobre seu próximo show ou a música nova postada no MySpace? Isso também é uma venda, filha(o)!


E o que diz o interdependente AD Luna no post "O Kiss e a "mudernidade" ou... Aprenda a vender sensações com Paul Stanley e Gene Simmons". Leia.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Lenny Kravitz mostra seu lado fotógrafo

A edição russa da revista Vogue trouxe, neste mês de abril, conta com Lenny Kravitz na capa. E as fotos da matéria foram tiradas pelo próprio cantor, que mostra o seu desconhecido lado de fotógrafo.

Kravitz expõe cliques de celebridades amigas - sem maquiagem e sem tratamento de imagem. Veja algumas:


Beyoncé


Alicia Keys


Joss Stone


Jay Z

terça-feira, 7 de abril de 2009

Kate Moss no cinema, com inspirações vindas do repertório do Babyshambles

Parece que Kate Moss irá debutar no cinema. Estão rolando rumores na internet que a top irá estrelar um filme do diretor Leos Carax, um dos principais nomes do cinema na França.

O jornal Libération divulgou uma nota afirmando que o longa seria uma adaptação moderna de "A Bela e a Fera". "Denis a rapta depois de uma seção de fotos de moda e a leva para os esgotos", descreveu Carax ao jornal.

Já segundo a coluna Última Moda, do jornal A Folha de São Paulo, o filme em questão é inspirado também na canção "La Belle et la Bête", que ficou ainda mais conhecida pela participação de Kate Moss ao lado de seu então namorado, Peter Doherty. A banda Babyshambles tem esta música no disco Down in Albion (2005) e durante alguns shows na Inglaterra os vocais foram agraciados pela bela Kate, para o deleite da platéia. Assista abaixo um trecho de um show realizado em abril de 2007, no bairro de Hackney, Londres, onde o casal faz uma performance acústica:



"La Belle et la Bête" é também um filme do poeta e diretor Jean Cocteau (1889-1963).

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Livro relata a ligação dos soldados com a música


Capa do livro Sound Targets: American Soldiers and Music in the Iraq War

Interessante matéria publicada no G1 dá conta da relação dos soldados dos EUA com a música em zonas de conflito. Mais precisamente durante a invasão do Iraque. “A música funcionava como inspiração para o combate. Os soldados contam que usavam o comunicador interno para que todos pudessem ouvir as mesmas músicas”, diz o musicólogo Jonathan Pieslak, autor do livro Sound Targets: American Soldiers and Music in the Iraq War (Alvos sonoros: soldados americanos e a música na Guerra do Iraque), que será lançado em maio. Segundo o autor, é natural que cada soldado tivesse sua própria relação com a música, dependendo do trabalho que era feito e do próprio gosto de cada um. Mesmo assim, a maior parte dos entrevistados da pesquisa disse usar a música como inspiração antes de combates, assumindo uma mentalidade agressiva e ficando em estado de alerta durante as missões. “Ela ajudava eles a se concentrarem, terem foco na missão”, disse.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Inocentes lançam DVD hoje no Vegas Club

Os Inocentes lançam esta noite (02/04) o DVD "Som e Fúria" no Vegas Club em SP. Vai rolar um pocket-show com a banda e nosso amigo Clemente convida a todos.

O serviço da festinha é:
dia 2 Rockfellas Punk SP – Studio nº 7
Show: Inocentes (Lançamento do dvd "Som e Fúria")
DJs Lobby: Hematoma, Pati Laundry e China
DJs Pista: Focka
Vegas Club - rua Augusta, 765
www.vegasclub.com.br

O lançamento conta com um show no Centro Cultural de São Paulo. O fã terá que procurar um outro show escondido no menu, este gravado no festival Porão do Rock, em Brasília. O antigo baixista da banda, André Parlato, faz uma participação especial. E nos extras entrevistas e fotos.

Aí vai uma foto da banda tirada aqui no Showlivre, pela amiga e fotógrafa Caroline Bittencourt: