quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Boas festas, internautas

Nesta pré-véspera de Natal, queremos desejar a todos vocês boníssimas festas. A equipe do Showlivre entra em merecido recesso e permanece carregando baterias até o dia 11 de janeiro. Contudo, há uma retrospectiva no ar. Vale a pena ver de novo, como diriam lá na emissora dos Marinho. Por aqui, além dos votos e da sugestão de mergulho no que de melhor aconteceu no site em 2009, uma breve seleção de vídeos. A seu modo, cada um dos artistas fala das festividades de final de ano. Até a volta, amigos.




segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

São Paulo, a meca das bandas independentes

O amigo Rogério Duarte, diretor da Identidade Musical, nos manda o texto abaixo.

São Paulo, a meca das bandas independentes

Uma boa parte do público de São Paulo ainda não sabe, mas uma nova geração de bandas nacionais de rock tem se transferido para a cidade. Seja pela qualidade dos letristas, seja pelas novas propostas sonoras, seja ainda pela postura crítica, não se pode dizer mais que o rock brasileiro acabou na primeira metade da década de noventa, como se costuma ouvir por aí.

Há explicações para essa migração e para a diversidade sonora: uma característica marcante da nova geração do rock brasileiro é o fato de não haver apenas uma cidade ou região da qual irradiem as bandas. Com o crescimento acentuado das capitais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, além da articulação e do fluxo de informações possibilitados pela internet, movimentos regionais de rock – que Sudeste e Sul nem suspeitavam que existiam – se formaram e se fortaleceram, por exemplo, por meio de festivais de música independente promovidos pela Associação Brasileira de Festivais Independentes, a Abrafin (http://abrafin.org/).

Essa nova geração do rock brasileiro não é tão intolerante, do ponto de vista musical, como foram algumas anteriores. A maioria das bandas, em certa medida, namora outras sonoridades, especialmente as de suas cidades ou regiões de origem. Os paraenses do Madame Saatan, por exemplo, à primeira audição, soarão como banda de heavy metal; os ouvidos cuidadosos, entretanto, perceberão influências do carimbó – ritmo típico de Belém do Pará – entre solos de guitarra e viradas de bateria.

São Paulo, especialmente nos últimos quatro anos, tem se tornado uma espécie de meca roqueira. Muitas bandas, na expectativa de ampliação de público, têm vindo à capital financeira do país em pequenas turnês. Outras se mudaram definitivamente para a cidade. É o caso de Vanguart, de Mato Grosso, que já alcançou projeção com a gravação de um DVD no canal Multishow, e Los Porongas, do Acre, que também teve seu show registrado nesse formato com o apoio do Itaú Cultural.

Apesar do sucesso de bandas como essas, há ainda muitas outras que merecem a atenção do público paulistano e cujos shows podem ser vistos em várias casas noturnas de São Paulo, especialmente nos circuitos da Barra Funda e da Rua Augusta. Volver, O Jardim das Horas, O Sonso, Rafael Castro e Os Monumentais e Saulo Duarte e a Unidade têm trabalhos que merecem atenção.

Quem mora em São Paulo sabe bem como as coisas acontecem na cidade: vá o quanto antes aos shows dessas bandas, em casas noturnas de pequeno e médio porte, porque, quando as bandas ficarem grandes, as filas nos portões dos estádios serão imensas.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Vanguart volta aos palcos: uma análise de “Cachaça”

Hélio Flanders, do Vanguart, no Estúdio Showlivre

Por conta do show que o Vanguart faz nesta sexta-feira em São Paulo, o amigo da redação e professor de literatura Rogério Duarte faz uma daquelas análises no capricho da letra de Cachaça, canção do grupo, no blog da Identidade Musical. Para ler e ir.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Rock Pará entrevista Luiz Thunderbird

A música independente brasileira salva a gente do "império do mal" que costuma dominar os cenários midiáticos. Quem quiser se esforçar um pouco, terá acesso aos indies. Hoje temos os festivais, a internet, podemos alcançar o que quisermos, sem depender da rádio, TV, e publicações facistas. O "indie" depende dele mesmo, portanto está sempre se cuidando. Vejo que o segmento cresceu em número, organização e qualidade. O Brasil é muito grande e precisa melhorar questões de logística. Só assim podemos ter uma unidade melhor entre os músicos brasileiros.

É o que diz Luiz Thunderbird ao blog Rock Pará. Leiam.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Ganhadora da promoção fotografa Emmerson Nogueira

A internauta Aline Pezzo foi uma das ganhadoras da promoção Emmerson Nogueira e esteve no show do cantor no Citibank Hall, em São Paulo, na última sexta-feira, 11. Além de assistir à apresentação, Aline também pôde conhecer o artista, tirou fotos no camarim e mandou para gente. Muito legal.

Da esquerda para direita: Alessandra Soares, Alan Carlos Pezzo, Emmerson Nogueira e Aline Pezzo

Emmerson Nogueira em ação no Citibank Hall. Foto: Aline Pezzo

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Fãs registram passagem d'O Teatro Mágico pelo estúdio

A passagem d’O Teatro Mágico pelo Estúdio Showlivre da última quarta-feira, 9, foi uma festa. Além dos vídeos da empolgante apresentação do grupo que estão pipocando pelo site, há fotos enviadas pelas internautas Beatriz Giorgi e Graziella Pisacane, ganhadoras da promoção que as trouxe pessoalmente à gravação do programa. Belas imagens, meninas.

Fernando Anitelli e Beatriz Giorgi

Beatriz Giorgi, o irmão, Neto, e os integrantes da trupe

Os músicos em ação pelas lentes de Beatriz Giorgi

Graziella Pisacane, Fernanda Lazarini e O Teatro Mágico

Fernando Anitelli. Foto: Graziella Pisacane

Fernanda Dias e Patrícia Hitome nas gravações do programa. Foto: Graziella Pisacane

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Festas

Além da festa de final de ano do Showlivre.com - só para convidados -, a noite desta quinta-feira é marcada também por uma jam session beneficente em prol de Mário Bortolotto, um dos maiores dramaturgos do Brasil, ator, cantor de rock, escritor, vítima da violência urbana. Leia mais no Eu, ela, o cão e o affair redivivo.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

La Carne reedita discografia

O amigos do La Carne avisam que reeditaram toda a discografia. Quem acompanha música adulta, sabe que se trata de coisa fina e notícia boa. Portanto, entrem em contato com os caras pelo lacarne@lacarne.com.br e reservem já seus exemplares.