sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Verão, calor no coração, a festa vai começar...


Está tão quente em SP que dá preguiça de sair na rua. Durante um almoço com outros cinco integrantes masculinos da equipe Showlivre, a discussão na mesa era o calor. Eles detestam e eu, adoro. Tudo bem que a concrete jungle traz uma sensação térmica insuportável, mas gosto é gosto.

Em pouco tempo e para variar, a conversa virou música. Os incômodos do suor e o ônibus lotado na baixada fluminense (sim nós temos um carioca que não admite o calor) chegaram a conclusão de típicos fãs de rock: “como se não bastasse, as piores músicas são lançadas no verão”.

O fato é que, se não são lançadas, estouram durante o verão. É aquele monte de porta-malas aberto no calçadão, ecoando o hit perene.

Mas agora vamos ao que interessa: as previsões dos hits do verão de 2009. Nossa amiga Carol Thomé, que está viajando pelo Brasil com a equipe da Band mandou novidades da Bahia e os hits que já estão estourados por lá e que não devem tardar a atravessar fronteiras são:

“Pó Pará com Pó”, de Jake

“Tchuco”, de É XeKe

“Cuduro”, de Fantasmão

(sim o ritmo angolano kuduro virou nome de música!)

Em outros carnavais

No verão passado, "Piriguete" dos Senhores Cafetões tocou bem, mas a grande tortura para os ouvidos foi a dança do "Créu" com suas mulheres fruta. Não teve como fugir das velocidades do Créééééu.

“Já que eles conseguem mobilizar milhões de pessoas com um ritmo, por que não colocar letras que passem alguma mensagem inteligente?”, é a pergunta que não quer calar.

No verão retrasado foi “Ela só pensa em beijar (Se ela dança eu danço)” e a rainha do funk “Glamurosa”. Em anos anteriores grudavam nos tímpanos megahits como “Festa no Apê” do Latino – que na verdade é uma reinterpretação de um grupo romeno chamado O-Zone. Teve o “Ragatanga”, do Rouge e “Segura o Tchan”, seguida por uma invasão do axé pornô no Brasil.

O problema não é o ritmo. “Mas chega de pega ali e chupa aqui, vamos colocar cultura nessas letras”. Bem, isso nunca vai acontecer. O Brasil é o país do derrière, não?



Por Nathalia Birkholz
fotos: reprodução

Um comentário:

  1. É isso aí! Abaixo a falsa alegria!
    ... ou que, pelo menos, faça com que os seres evoluam...

    Quanto ao calor... pra quê?

    ResponderExcluir