terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Primeira tragédia do rock completa 50 anos

JP "The Big Bopper" Richardson

Ritchie Valens

Buddy Holly


Uma das maiores tragédias da história do rock completa 50 anos nesta terça-feira (3). Trata-se do acidente aéreo que tirou a vida dos músicos Buddy Holly, Ritchie Valens e JP "The Big Bopper" Richardson, nos Estados Unidos. Segundo escreveu o cantor Don McLean na canção "American Pie", de 1971, aquele foi “o dia em que a música morreu". Já o historiador Jim Dawson, autor de diversos livros sobre o início do rock, afirmou: "Esse foi o primeiro marco do rock'n'roll, a primeira morte.”

Os três artistas estavam em turnê conjunta e o aeroplano onde viajavam caiu pouco após a decolagem em um campo de Iowa. Holly tinha 22 anos, Valens 19 e Richardson, 28.

Jovens, mortos prematuramente, o trio deixou contribuições ao gênero. A carreira de Holly foi curta e influenciou inúmeros artistas que vieram depois. Os Beatles, que formaram a banda na época do acidente, eram fãs antigos. Entre os sucessos de Buddy Holly estão "That'll Be The Day" e "Peggy Sue".

Richardson é frequentemente creditado como o criador do primeiro videoclipe com sua interpretação de "Chantilly Lace" em 1958, décadas antes da MTV.

Ritchie Valens foi um dos primeiros músicos a inserir a influência mexicana no rock. Seu hit "La Bamba" foi gravado poucos meses antes do acidente. O filme "La Bamba", de 1987, retrata o acidente dos cantores.

Com informações da AP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário