quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Rubens Matuck, MZK e Nove em exposição na Choque Cultural em SP

O artista-plástico Maurício Kuhlman aka MZK. Foto: +Soma

Entre 5 e 30 de setembro, a Galeria Choque Cultural apresenta três gerações de pintores, um em cada andar da casa, formando um conjunto de exposições individuais: Rubens Matuck, MZK e Nove.

A intenção dos sócios Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e Mariana Martins é sugerir uma discussão sobre processos criativos, técnicas de pintura, suportes e, claro, sobre as semelhanças entre trabalhos de artistas de idades tão diferentes.

Segundo o trio de proprietários, a escolha dos três artistas não foi aleatória. “Ela pretende reforçar a linha curatorial da galeria, que é a de promover encontros supostamente incompatíveis e gerar energias inspiradoras por meio desses choques culturais”, comenta Baixo Ribeiro.

A Choque Cultural tem como principal característica proporcionar esse tipo de intercâmbio tanto entre os artistas de seu casting, quanto com expoentes de outros segmentos, além de experimentar o contato com artistas de outros países e culturas. Na prática, o público pode observar essas iniciativas nas exposições recentes em que a galeria trouxe o inglês Pure Evil, os argentinos do DOMA, FASE, Buenos Aires Stencil e Run Don´t Walk e, por último, a norte-americana Tara McPherson.

Conheça os artistas

Rubens Matuck, 57 anos, apresenta pinturas a óleo e folha de ouro sobre pedaços de madeira de lei, encontrados no lixo urbano. Matuck, artista de reconhecida importância no cenário contemporâneo, tem uma alma pop criada com muita erudição.
Ele é pesquisador compulsivo e sabe tudo sobre madeira, sobre pintura Tao, quadrinhos, caligrafia árabe e infindáveis assuntos que formam seu caldeirão cultural. Sua obra é densa conceitualmente, sem ser enfadonha.

Maurício Kuhlman aka MZK (http://www.choquecultural.com.br/?area=bio&aid=14), 40 anos, mostra sua pintura sintética sobre vários suportes, entre esculturas, telas, objetos e na própria parede. MZK é um ícone da cultura pop surgida antes da internet.
Fortemente influenciado pela cultura pop que existia antes do punk, MZK incorpora muito bem a linguagem dos quadrinhos, do design gráfico e da música em sua obra.

Nove (http://www.flickr.com/photos/digitalorganico), 26 anos, estréia na Choque Cultural, com uma exposição de pinturas feitas em acrílica e spray sobre paredes, telas e restos de móveis de madeira encontrados na rua.
É um artista da nova geração que está recuperando o gosto pelo apuro técnico, pela práxis das artes plásticas. Nove mostra muito vigor na pesquisa e experimentação de suportes e explora bem a tensão entre a sua estética delicada colocada sobre superfícies rudes.

Rubens Matuck, MZK e Nove
De 5 a 30 de setembro de 2009
Galeria Choque Cultural
Rua João Moura, 997, Pinheiros, São Paulo
Telefone: (11) 3061-4051
www.choquecultural.com.br
galeria@choquecultural.com.br
Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Grátis/ Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário