quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Os Beatles voltaram


Muito boa essa montagem. Vimos aqui.

Os 12 Clipes de Tranchã

Vinicius Calderoni, que escalou 12 cineastas para um projeto conjunto

As canções do disco de estreia do cantor e compositor Vinicius Calderoni, atração do Estúdio Showlivre do dia 16 de março, às 16h, servem de matéria prima para um grande projeto audiovisual: Os 12 Clipes de Tranchã.

O artista convidou uma série de realizadores que produziram videoclipes das músicas do álbum lançado em 2007. Cineasta de formação, o próprio Calderoni foi o diretor de "Nenhum Suingue". ""Nenhum Suingue" reúne uma porção de procedimentos e interesses meus recorrentes: a desmistificação da imagem como verdade absoluta (seja a imagem audiovisual, ou a imagem de uma pessoa pública); um gosto pela metalinguagem e uma obsessão por planos sequências; a construção de uma narrativa com arco circular e o uso do humor; e, por fim, um desejo de propor e romper convenções narrativas, sem muita cerimônia. Mais importante do que o que penso, é o que você pensará ao assistir a esse clipe", diz ele.

Nomes como Suza, Camila Gutierrez, Daniel Tonacci, Adams Carvalho, Rafael Gomes, entre outros, estão no projeto. Confira o trabalho conjunto de Calderoni e dos cineastas envolvidos no projeto prepare-se para o Estúdio Showivre com o artista:













quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Senhoras e senhores, o jovem Leonard Cohen

O influente cantor, poeta, escritor e compositor Leonard Cohen

Há um documentário raro sobre o cantor, poeta, escritor e compositor canadense Leonard Cohen disponível na rede. Trata-se de Ladies and Gentlemen... Mr. Leonard Cohen, de 1965. Espécie de Bob Dylan de Montreal, o artista é influência direta de muita gente boa por aí. De R.E.M. e Sisters of Mercy – que tirou o nome da banda de uma das músicas de Cohen – a Nick Cave, Cat Power e Rufus Wainwright, passando por U2 e Echo & the Bunnymen. Confira no Eu, ela, o cão e o affair redivivo.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Carnaval, Grito Rock, independência e formação do público: por um mercado independente

O carnaval começa hoje, e hoje já dormi irritado com um vizinho da rua de baixo, que ouviu samba a noite toda. Não tem jeito: quem mora no Brasil tem de aceitar que é quase impossível fugir de carnaval e futebol. Gostemos ou não, temos de entender que essas são duas de nossas maiores manifestações culturais. Aliás, já me meti aqui – apesar de essa não ser a minha especialidade – a analisar o samba-enredo “Vai Passar”, de Chico Buarque. Também já usei o carnaval pra pensar um pouco a respeito de canções de 365 e de Visitantes. Tentativa de relacionar a maior festa popular do Brasil – que, em boa medida, já está pasteurizada pelas transmissões de tv – com o melhor da MPB e do rock paulistano.

O artista independente continua sendo aquele que não aguarda as oportunidades e acumula as funções técnica e artística – gozando de total liberdade de criação. Por outro lado, as possibilidades infinitas de gravação que o desenvolvimento tecnológico trouxe nas últimas duas décadas talvez tenham gerado uma oferta excessiva – para usar um termo mercadológico – de produções artísticas, o que resulta em concorrência violenta.

Eis dois trechos do post "Carnaval, Grito Rock, independência e formação do público: por um mercado independente", escrito por Carlos Rogério e publicado no blog da Identidade Musical. Confira a integra.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Rodrigo, do Dead Fish, fala ao Rock Pará


Se cairmos de novo nas mãos dos tucanos estamos fritos. O Governo Lula foi um governo bastante populista também, mas ele fez mais pra maioria do que todos os presidentes anteriores, até mais do que o Getúlio Vargas. Isso não quer dizer que eu ache tudo maravilhoso, longe disso. Ainda tem muita coisa pra ser feita nos próximos 100 anos, principalmente na área de educação/saúde e cultura. Não basta ser um país rico, temos que nos tornar civilizados. E ficar se embasando só em eleições também pode ser uma forma muito lenta de as coisas mudarem.

É o que diz Rodrigo, vocalista do Dead Fish, em entrevista a Sidney Filho no blog Rock Pará. Leia

Assista à entrevista com Rodrigo e Philipe gravada em 2009

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Em primeiro lugar no YouTube, Showlivre.com agradece



Como todos sabem, o Showlivre é um dos canais parceiros de conteúdo do YouTube. Pois bem, nesta terça-feira, 9, chegamos ao primeiro lugar em acessos dos canais, como mostra o quadro acima. Estamos muito felizes com a conquista e gostaríamos de agradecer o interesse da audiência em nossos vídeos musicais.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Hendrix e o violão

O músico Jimi Hendrix em algum momento dos anos 1960

Monstro da guitarra, Jimi Hendrix, evidentemente, era um violonista de mão cheia. Assista a dois momentos do artista ao violão. Aqui